quinta-feira, 6 de maio de 2010

Resumo da Comunicação apresentada no X Congresso de Educação do Norte Pioneiro

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ALFALETRA PARA OS NOVOS DIREITOS E NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

Roseli de Cássia AFONSO
(Coordenadora / UENP/CCHE)

Anália Maria Dias de GÓES
Vinicius FURLAN
(Orientadores /UENP/CCHE)

Sivéra Conceição Ap. Carvalho de MELO
(Recém formada / UENP/CCHE)

Mayara Aparecida de AVELAR
Marcela Aparecida Assolari de SOUZA
Evelyn Jaqueline Paulino NEVES
Solange Santos de FARIAS
Victor Luis de Souza SCHIMIDT
(Acadêmicos Bolsistas / UENP/CCHE)

projetoalfaletra@yahoo.com.br
www.projatoalfaletra.blogspot.com

O projeto Alfaletra faz parte do maior Programa de Extensão Universitária do Brasil, o “Universidade Sem Fronteiras”, lançado em outubro de 2007, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e tem como objetivos, aplicar atividades de reforço escolar em escolas do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, do município de Jacarezinho, com a participação dos acadêmicos do Centro de Ciências Humanas da Educação; propiciar condições de minimizar os problemas de alfabetização e letramento, problemas esses, encontrados nas escolas selecionadas; desenvolver atividades que contribuam para a melhoria do ensino, promovendo assim, a conscientização da importância da educação nas práticas sociais. Alfabetização e Letramento, são os eixos do trabalho realizado. Apesar de serem processos distintos e diferenciados, indissociáveis e diretamente ligados entre si, alfabetização e letramento, têm sido com freqüência, mal interpretados, de modo confuso, aludindo-se que um está sobreposto ao outro, ou ainda considerado, o letramento, como preparação para a alfabetização. Embora a relação entre os dois seja inegável e necessária, dando enfoque as diferenças, é preciso cuidado para não diluir a especificidade dos dois fenômenos. Portanto, entender o conceito e a evolução histórica de ambos constitui fator imprescindível para os educadores que almejam ampliarem suas propostas pedagógicas, rompendo deste modo, com a pedagogia mecânica e instrucional tanto tempo praticada em nossas escolas. Assim procura-se travar um diálogo provisório entre esses dois termos, explicitando suas relações e distinções, analisando concepções diferenciadas sobre o mesmo tema e ainda enfocando o papel da escola na aprendizagem significativa da leitura e da escrita por parte dos sujeitos, buscando reflexões sobre seus direitos a uma alfabetização condizente com as exigências atuais, considerando o uso social da leitura e escrita, algo que colocará o educando num patamar de produtor de textos orais e escritos, competente e capaz de compreender o uso social da escrita.

Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Educação.

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