Valquiria Alvarez
A Verdadeira Escola.
Hoje estou levando meu filho ao seu primeiro dia de aula, e como todas as crianças, ele esta ansioso e com um pouco de medo, eu confesso que também estou ansiosa, pois meu filho esteja indo na melhor escola da nossa cidade, essa ainda não e a escola que eu considero ideal para ele.
A escola ideal para mim e um pouco diferente das escolas que temos hoje, nele as crianças aprenderiam as matérias básicas vistas na escola, mas não somente pelos livros, mas em tudo que fosse possível, utilizassem exemplos e experiências para que cada conhecimento adquirido fosse tão interessante
que ficasse difícil esquecer.
Nessa escola eles aprenderiam também como a sociedade funciona participando um dia em cada serviço, desde o gari, ate o maior dos empresários, para que dessa forma houvesse respeito com todas as profissões.
Na escola ideal as crianças aprenderiam o mais importante conhecimento de todos, aprenderiam a serem seres humanos, a respeitar o espaço de cada um, a serem pessoas de palavras, pessoas que lutam por seus direitos, sabendo também a não serem deixados para trás, afinal ninguém quer ser bobinho de ninguém.
Mas será que e tão difícil assim construirmos uma escola ideal. Bem enquanto houver professores tendo que se preocupar mais com o seu salário do que com o futuro de seus alunos e enquanto a sociedade ensinar as nossas crianças que a beleza importa mais do que o conhecimento, e quem for mais esperto ganha, fica difícil formarmos cidadãos corretos.
Mesmo com toda essa dificuldade, existem muitas pessoas que lutam por um mundo melhor através da educação, com projetos escolinhas, aulas de reforço, como o Projeto de Extensão Universitária Alfaletra, que busca uma educação melhor para as nossas crianças.
Realmente a luta e difícil, mas como diz uma antiga frase que eu desconheço o autor: ‘’enquanto houver crianças vindas ao mundo, e sinal que Deus ainda acredita no ser humano. ’’
Renato Castelani Delbone
A escola e suas possibilidades.
A escola real, não obstante seus defeitos e contradições não podem prescindir de um aspecto utópico. Objetividade e subjetividade devem formar uma unidade sem a qual não pode haver esperança, qualquer cisão acarreta real e u uma ideologia apologética do “status quo’’, ou num romantismo idealista sem ligação alguma com a realidade concreta.
O que se encontra nas instituições de ensino não são anjos inocentes, plantinhas de jardim, massinhas a serem modeladas, nem tampouco papeis em branco nos quais será escrito o texto do ‘’como deve ser’’, tais metáforas, que procuraram por muito tempo descrever os alunos, estão ultrapassadas. Crianças e adolescentes rebeldes, esgotados, maltratados por uma realidade opressora que despreza a vida, estes são os alunos reais, com suas dicotomias existenciais e os conflitos delas decorrentes.
A escola dos sonhos de um humanista deve partir da escola real, deve ser como aquilo que Paulo Freire chamou de inédito viável, não puro idealismo.
A escola dos sonhos tem de levar em conta a totalidade da qual a escola real e parte, isto e, sua relação de reciprocidade com as demais partes que forma o todo. Só um educador que, no mínimo, considera os aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e consequentemente as urgências de seu momento histórico e um profundo conhecimento acerca da natureza humana poderá se aproximar de uma escola ideal.
Mayara Aparecida de Avelar
Educação: Um desafio mais amplo!
Quando se chega numa escola o que se espera encontrar nela entre alguns requisitos básicos e com certeza importantes é um ambiente adequado e também agradável para ensinar e aprender professores dedicados e com sede de aprender e de atualizar-se para oferecerem o seu melhor. Alunos que tenham prazer, alegria em vir para a escola. Não somente por encontrar os seus amigos e colegas, mas também que venham empolgados por saber que cada dia elas sabem que vão aprender algo novo e que vão ter momentos de descontração e de diversão em que estarão aprendendo também!
No entanto bem se sabe que a realidade sem muitas escolas e bem diferente do que se sonha.
A luta para se ter uma educação cada vez melhor e incessante.
Em meio a tantas dificuldades e resistências por tentar incluir novidades no ensino, os professores podem sentir-se desmotivados por não terem o apoio esperado e que e imprescindível a fim de que todos cresçam mutuamente.
Então que o professor não desistir de seus objetivos e que ele possa ver a educação não simplesmente como um ensino, mas como uma responsabilidade, e mais ainda, como uma privilegio de ter em suas mãos, a oportunidade de formar pessoas educadas, conscientes e novas para quem sabe então, um mundo novo!
Solange Santos de Farias
A escola e o desenvolvimento dos alunos.
A escola dos meus sonhos, cada pessoa tem uma idéia sobre o que e a escola, mas essas idéias estão sempre associadas à educação. A escola e o espaço onde todas as pessoas têm privilégio de adquirir e compartilhar conhecimento e também o lugar em que os indivíduos de todas as classes sociais têm o direito de freqüentá-las. Tem o dever de formar cidadãos éticos e conscientes, preparados para a vida sócia, econômica e cultural o entendimento sobre educação e algo subjetivo porem sempre uso o desenvolvimento das habilidades e potencialidades de cada escola-instituicao social de ensino em meio da integração entre profissionais, alunos e pais, existe para suprir as necessidades da sociedade e acaba se tornando um direito e dever de todos.
Pedro Henrique Orlandini Diniz
Sonhos de uma escola.
A escola que gostaria que existisse deveria funcionar em dois períodos, no primeiro período as matérias normais como português, matemática, geografia, historia e etc. Mas as matérias seriam trabalhadas de acordo com a realidade dos alunos com elementos palpáveis de seu dia a dia.
Em outro período a criança aprenderia sobre horta, culinária, bale, musica capoeira, de uma maneira geral atividades culturais.
Minha expectativa e que em minha escola tenha tudo isso. Apesar de hoje existir um contraste gigantesco com essa realidade, pois agora a realidade e que ninguém quer nada com nada. Porem cabe a nos para mudar e fazer disso (esse sonho) uma realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário