domingo, 20 de setembro de 2009

Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência





































A Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), chega nesta semana a Jacarezinho, nos três campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A mostra será inaugurada na quinta-feira (3), às 19hs, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Fafija). Na sequência, a exposição segue para os outros campi da Universidade onde permanecerá até 11 de setembro.

A Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência foi organizada como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. As imagens mostram mulheres que participam ou são beneficiadas por projetos coordenados pela secretaria nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e extensão. A primeira exibição aconteceu na entrega do Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan, realizada no dia 9 de março, em Curitiba.

Os responsáveis pelas imagens são os fotógrafos Celso Pacheco, Joka Madruga e Leandro Taques. Eles visitaram as regiões do Paraná e registraram a importância da mulher nos diversos segmentos da sociedade, como na agricultura familiar, na pecuária leiteira, no artesanato, nas aldeias indígenas, na educação e nos direitos sociais.

O repórter fotográfico Joka Madruga ressalta a importância destes projetos para o desenvolvimento social e econômico das famílias beneficiadas, bem como a boa formação que os jovens universitários e recém formados recebem. “Fico com os olhos lacrimejados ao ver a emoção das pessoas quando agradecem a secretaria Lygia Pupatto pela melhoria na qualidade de suas vidas, graças ao Universidade Sem Fronteiras”, disse Madruga.

O fotógrafo Leandro Taques comprovou a aceitação dos projetos em todas as cidades visitadas e ressaltou a importância social de cada um. “É fantástico ver esses projetos serem uma iniciativa de uma secretaria de Estado. A maioria dos projetos que vi são relacionados à agricultura familiar, e é a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que busca essas melhorias. Para mim, isso é inédito”, disse Taques.

O fotógrafo Celso Pacheco destacou o projeto de Café Orgânico, que acontece em Jundiaí do Sul. “O programa ajuda os assentados daquela região a cultivar o café levando novas tecnologias e abrindo novas possibilidades para as pessoas”. Segundo ele, o que chamou sua atenção foi que muitas mulheres comandam esses grupos. “Todas são de comunidades carentes, que precisam desse tipo de ajuda. Fomos recebidos bem e pudemos notar que as pessoas que participam dos projetos estão bem felizes”, disse Pacheco.

SERVIÇO:

Inauguração da Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência
Data: de 3 setembro
Horário: 19h
Local: Campus do Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Fafija) da UENP
Rua Padre Melo, 1.200 - CEP 86400-000

Nenhum comentário: